Por G1 SC


Prédio da reitoria da UFSC no campus de Florianópolis — Foto: Divulgação/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou em nota na tarde desta segunda-feira (27) que suspendeu o cronograma com os prazos e procedimentos de matrícula dos candidatos a ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na sequência, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também anunciou a suspensão de matrículas. Como motivo, as instituições citaram a "indefinição" em relação à divulgação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da classificação pelo Sisu.

Uma decisão liminar da Justiça Federal determina que o processo do Sisu seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira (28). Além disso, determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado. A decisão foi divulgada na sexta (24).

A UFSC afirmou em nota que "somente após a informação oficial e definitiva repassada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão publicados o cronograma e os procedimentos de matrícula para essas modalidades de ingresso na UFSC".

Já a Udesc havia estabelecido cinco datas para matrículas, mas por volta das 18h de terça anunciou a suspensão do cronograma. "Diante dessa indefinição do resultado nacional e da necessidade de deslocamento de candidatos de inúmeros estados para os locais de matrícula da Udesc, a universidade entendeu que seus cronogramas do Sisu ficaram comprometidos e resolveu suspendê-los até que haja manifestação definitiva da Justiça ou posicionamento do MEC sobre futuras datas", informa a nota da Udesc.

Outras instituições

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) informou que a definição do cronograma de chamada e matrícula do Sisu na instituição depende do MEC. A universidade aguarda que o Ministério anuncie quando sairão os resultados. Com base nisso, serão definidas as datas de matrícula.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) afirmou que não vai divulgar o resultado da chamada do Sisu e que aguarda decisão judicial sobre o caso para poder revelar a classificação final.

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) esclareceu por nota que, até 17h desta segunda, não havia sido notificado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível suspensão do Sisu. Portanto, a instituição permanece com o calendário proposta para a seleção dos estudantes. O IFC também disse em nota que aguarda informações técnicas do MEC e acompanha as decisões judiciais relacionadas ao caso.

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!