Por Joana Caldas, Carolina Fernandes e Valéria Martins, G1 SC


Caroline, os filhos mais velhos e os trigêmeos. Ana Lívia segura Théo — Foto: Caroline Gotardo/Arquivo pessoal

O bebê Théo, o único dos trigêmeos de Caroline Gotardo que ainda estava no hospital, teve alta na manhã deste domingo (16). A mãe dele deu à luz aos três irmãos e um dia depois precisou ser intubada por causa da Covid-19. A família pôde se reunir pela primeira vez após 81 dias do nascimento dos caçulas. Caroline disse estar aliviada por finalmente conseguir reunir todos.

"O sentimento é somente de gratidão. Desde o dia que eu entrei no hospital, era o que eu mais queria. A família está completa. Até que enfim a gente é uma família e vai viver o que a gente queria", disse a mãe.

Ao chegar em casa, Théo foi recebido pela irmã Ana Lívia, que tem quase 2 anos e ainda não tinha visto o irmãozinho pessoalmente (veja vídeo abaixo).

Trigêmeo Théo conhece irmã ao voltar para casa após ter alta do hospital. Crédito: Caroline Grimaldi Gotardo/Arquivo pessoal

Trigêmeo Théo conhece irmã ao voltar para casa após ter alta do hospital. Crédito: Caroline Grimaldi Gotardo/Arquivo pessoal

A família mora em Maravilha, no Oeste catarinense. Caroline, de 39 anos, deu à luz Manuela, Alice e Théo no dia 24 de fevereiro. No dia seguinte, foi intubada e teve alta em 23 de março. Os bebês também precisaram ficar internados por serem prematuros. Manuela e Alice tiveram alta em 29 de abril, mas Théo ficou no hospital até domingo.

Segundo Caroline, o menino estava internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, a cerca de 86 quilômetros de Maravilha, desde 6 de maio. "Ele estava lá para aprender a mamar e fazer fisioterapia. Agora, vai continuar a fisioterapia em casa", disse a mãe. O procedimento é para o fortalecimento dos pulmões do bebê.

Trigêmeo de mulher que deu à luz com Covid-19 tem alta em SC

Trigêmeo de mulher que deu à luz com Covid-19 tem alta em SC

Apesar da mãe ter tido Covid-19, os trigêmeos não contraíram o vírus, informou Caroline. Ao todo, Théo ficou sob cuidados hospitalares por 81 dias.

Encontro com a família

Além dos trigêmeos, Caroline tem outros três filhos. Os dois mais velhos, Gustavo, de 16 anos, e Giovana, de 11, já tinham visto Théo em uma visita ao hospital. Mas a pequena Ana Lívia estava ansiosa para conhecer o irmão, segundo a mãe.

"Foi a coisa mais amada", resumiu a mãe sobre o encontro da irmã com o irmãozinho.

Ana Lívia com os trigêmeos — Foto: Caroline Gotardo/Arquivo pessoal

No vídeo feito pela família, a menina já espera pela chegada de Théo quando vê que o carro chegou em casa. Quando o pai abre a porta do veículo, ela já se aproxima. Caroline sai do carro com Théo e mostra o irmão à menina, que sorri.

Depois, a família entra em casa e Ana Lívia senta no sofá e finalmente pode abraçar e beijar o bebê.

Trigêmeos reunidos em Maravilha — Foto: Caroline Gotardo/Arquivo pessoal

Agora, o desafio é readaptar a rotina com mais um bebê em casa. A família está proibida de receber visitas por orientação médica, já que a imunidade dos trigêmeos é considerada baixa.

Trigêmeos juntos em Maravilha — Foto: Caroline Gotardo/Arquivo pessoal

Nascimento

Alice, Manuela e Théo nasceram com 1,2 quilos e chegaram a ficar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Em 18 de março, Caroline deixou a UTI e foi para um quarto no Hospital Regional do Oeste. O momento foi registrado pela família e equipe da unidade.

O marido dela, Irno Gotardo, de 43 anos, começou a gravar o vídeo, mas depois passou o celular para que uma integrante da equipe médica registrasse o momento (veja o vídeo abaixo).

Mulher intubada após dar à luz trigêmeos deixa UTI em SC

Mulher intubada após dar à luz trigêmeos deixa UTI em SC

Internação

Em 8 de fevereiro, com 27 semanas, Caroline deu entrada no hospital para tratar de uma alteração no seu quadro de diabetes. Após sete dias, teve alta hospitalar.

Ao retornar para casa, no entanto, a mulher teve os primeiros sintomas de Covid-19. No dia 22 de fevereiro, Caroline voltou ao hospital e ficou internada.

Com intensa falta de ar, a mãe utilizou aparelhos para auxiliar na respiração e usou uma máscara de oxigênio no momento da cesárea, no dia 24 de fevereiro. No dia 25, ligaram para o marido informando que ela precisaria ser intubada.

Ao G1, a irmã Fernanda disse que Caroline levou um susto quando descobriu a gravidez de trigêmeos. A mulher é mãe de três crianças.

"Desde o início, ela dizia que tinha um pressentimento de que fossem gêmeos", disse a irmã. Na segunda ultrassom, ela descobriu que eram trigêmeos.

Caroline Gotardo recebeu alta da UTI após vencer a Covid-19 e dar à luz a trigêmeos — Foto: Fernanda Grimaldi/Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!