Por Caroline Borges, g1 SC


Prédio histórico de Florianópolis vira cenário de competição de escalada; VÍDEO

Prédio histórico de Florianópolis vira cenário de competição de escalada; VÍDEO

Um edifício projetado em 1981 e localizado no centro de Florianópolis virou palco de uma competição de escalada neste domingo (28). O prédio tem 38 metros de altura e conta com uma parede com texturas e formas arquitetônicas, usadas como apoio pelos competidores durante a escalada (assista acima).

A ação integrava a programação da 10ª Maratona Cultural de Florianópolis, mas teve que ser adiada no início do mês em razão do mau tempo. No total, 11 mulheres e 10 homens participaram do evento.

Um dos organizadores foi Rafael Bridi, atleta de highline. Catarinense, em 2020 ele percorreu 340 metros de distância entre uma torre e outra na Ponte Hercílio Luz, na Capital, em cima de uma fita de slackline.

Kauana Preto, outra atleta que participou da organização do evento, foi quem teve a ideia do evento. Ela já havia escalado o edifício anteriormente e considerou a construção um grande desafio pelas características e texturas.

Prédio histórico de Florianópolis vira cenário de competição de escalada — Foto: Carol Passos/Divulgação

Localizado na Rua Dib Mussi, em Florianópolis, o edifício abriga a Unisul e foi desenhado pelo arquiteto catarinense Moysés Liz. Ele também desenhou o Ceisa Center e a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

"A Escalada Cultural busca explorar essas texturas e formas arquitetônicas, unindo a arte, história e comunidade de maneira criativa’’, explica o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves.

Veja os finalistas:

Feminino

  1. Ana Gumurski
  2. Bianca de Melo
  3. Juliana Peters
  4. Katiana da Silva
  5. Patrícia Miranda

Masculino

  1. Emmanuel Machado
  2. Adriano Bueno
  3. Daniel Cotrim
  4. José Ricardo
  5. Igor Pavezi

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!