Por Caroline Borges, g1 SC e NSC


Biólogo foge do ataque de lagarto durante soltura do animal em SC

Biólogo foge do ataque de lagarto durante soltura do animal em SC

Um lagarto adulto da espécie teiú foi resgatado dentro do motor de um carro da prefeitura de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. O vídeo mostra o biólogo Christian Raboch, que trabalha na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), pegar o animal dentro do veículo. O réptil abre a boca de forma hostil já durante o resgate. Durante a soltura, ele correu atrás do funcionário (assista).

O caso foi registrado na segunda-feira (20). Funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) chamaram a fundação após perceberem o réptil subindo no capô do carro e, em seguida, entrando no motor.

O animal não estava ferido e foi colocado dentro de uma caixa de transporte para devolvê-lo à natureza. Na retirada, o lagarto correu em direção ao biólogo. "Geralmente é um animal calmo, mas pode bater com o rabo e machucar ou morder", disse Raboch.

Apesar do susto, ninguém se machucou e o animal voltou para seu habitat natural.

LEIA TAMBÉM:

Segundo Christian Raboch, o lagarto é um réptil que durante a primavera e verão, com o aumento das temperaturas, fica mais agitado e tende a ser visto com mais frequência em áreas urbanas. O teiú pode medir até 1,5 metro e é considerado comum no Brasil, ocorrendo em quase todo o País.

"Geralmente são calmos. As pessoas enxergam eles pegando sol em calçadas, terrenos baldios. Eles comem de tudo um pouco, tanto carne como frutas", disse.

Resgate foi filmado em Jaraguá do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Onde ligar ao localizar animais

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Confira as reportagens mais assistidas da NSC TV nesta semana no g1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!