Eleições 2020 em Santa Catarina

Por G1 SC e NSC TV


Eleições 2020: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Florianópolis

Eleições 2020: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Florianópolis

Os candidatos à Prefeitura de Florianópolis nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas desta segunda-feira (26).

A ordem e a cobertura das agendas foram definidas em acordo estabelecido entre os partidos e a NSC TV. A agenda será exibida de segunda a sexta-feira e o critério adotado é o da colocação na pesquisa Ibope divulgada em 5 de outubro.

Os cinco primeiros candidatos terão cobertura duas vezes por semana; os candidatos em posição intermediária terão cobertura uma vez por semana e o candidatos que não pontuaram na pesquisa, terão cobertura uma vez a cada 15 dias.

Gean Loureiro (DEM): O candidato permanece em isolamento domiciliar, em recuperação da Covid-19, e sem compromissos externos. Ele se reuniu nesta segunda-feira, de maneira remota, com secretários municipais e posteriormente com o comitê de combate ao coronavírus em Florianópolis. As reuniões virtuais seguem durante a tarde.

O candidato foi questionado pelo JA sobre qual a solução para a falta de médicos nos postos de saúde.

"O nosso governo já contratou mais de 180 médicos e continua realizando novas contratações. Temos 100% de cobertura de equipe de Saúde da Família. Somos considerados pelo Ministério da Saúde a maior atenção básica dentre todas as capitais do Brasil, mas foi com o inovador programa Alô Saúde que permitiu mais de 80 mil atendimentos, agendando consultas e realizando mais de 70 mil teleconsultas pelos nossos médicos da rede", disse.

Angela Amin (PP): A candidata começou a segunda-feira em reuniões internas. Depois, visitou comunidades da capital. As visitas devem se estender até o final da tarde. À noite, Angela concede entrevista a um centro acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ela também foi questionada sobre como resolver a falta de médicos nos postos de saúde.

"Nossos postos têm que ter médicos de algumas especialidades, pediatras e dentistas. Precisa vontade política e determinação. Eu já fiz isso quando fui prefeita e vou voltar a fazer. Não adianta obra bonita, posto bem pintado, se ele não atende bem a população. Por onde ando, tem sido a reclamação. E este problema, na nossa administração, vai acabar", disse.

Gabriela Santetti (PSTU): A candidata esteve nesta manhã em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen) conversando com eleitores e entregando materiais de divulgação. Ainda nesta segunda, está prevista uma reunião com seu comitê de campanha.

O Jornal do Almoço também perguntou à candidata como aumentar a quantidade de médicos nos postos de saúde.

"A pandemia de Covid mostrou que no Brasil e em Florianópolis quem tem mais direito à vida é quem tem mais dinheiro para pagar os tratamentos nos melhores hospitais. Isso não é novidade. O nosso SUS [Sistema Único de Saúde] é maravilhoso, mas falta estrutura, faltam equipamentos e faltam profissionais. Isso acontece porque o dinheiro que deveria estar sendo investido na saúde está sendo investido nas grandes empresas com isenções fiscais e perdões de dívida. Nós precisamos estatizar os laboratórios e hospitais privados, e garantir uma fila única para o tratamento de toda a população", disse.

Vídeo: Ibope divulga resultado da mais nova pesquisa para a disputa da Prefeitura de Florianópolis

Pesquisa Ibope: veja os números para a disputa da prefeitura de Florianópolis

Pesquisa Ibope: veja os números para a disputa da prefeitura de Florianópolis

Veja os vídeos do Jornal do Almoço

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1