Por Carolina Fernandes, g1 SC


Cachoeira onde ocorreu o acidente foi interditada pelos proprietários do local — Foto: Redes Sociais/ Reprodução

A cachoeira em que a universitária Leticia Silva Budal, de 19 anos, caiu em Joinville, no Norte catarinense, no sábado (15), está interditada por tempo indeterminado. A decisão foi publicada nas redes sociais do Recanto Nascentes Divinas, onde fica a cachoeira, nesta terça-feira (18).

Leticia caiu de aproximadamente 50 metros de altura e não resistiu aos ferimentos. O corpo foi resgatado após uma operação que levou cerca de 10 horas. A Polícia Civil investiga a morte. Um acidente semelhante ocorreu no mesmo local há cinco anos, informou o Grupo de Resgate em Montanha (GRM) ao g1 (leia mais abaixo).

"Pretendemos fechar para sempre [a cachoeira]. Não queremos mais ninguém lá. Depois disso [do acidente]. Foi uma fatalidade", disse a proprietária do Recanto Nascentes Divinas, Eliane Hamann.

Vídeo de drone mostra altura de onde jovem caiu de cachoeira em Joinville

Vídeo de drone mostra altura de onde jovem caiu de cachoeira em Joinville

Segundo Eliane, placas de sinalização durante o percurso avisam sobre os perigos do local, como a altura íngreme e as pedras escorregadias. Imagens de drone mostram a altura da cachoeira (veja acima).

De acordo com a proprietária, o Recanto não tem condições de oferecer um guia para a trilha já que são poucas pessoas que se aventuram no percurso de aproximadamente 1h20, entre ida e volta.

Eliane contou ainda que a família era cliente do Recanto e costumava frequentar o ambiente para fazer piqueniques. No momento da queda, a jovem estava com familiares.

LEIA TAMBÉM:

O caso é investigado pela 6ª Delegacia de Polícia de Joinville. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito vai ser instaurado assim que os laudos periciais e demais diligências preliminares ficarem prontos, o que não havia ocorrido até a última atualização desta matéria.

Leticia Silva Budal, de 19 anos, fazia trilha e morreu após cair de uma cachoeira — Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Acidente semelhante em 2017

"Muito similar, no mesmo local", disse o agente da GRM Gabriel Machado

No dia 10 de janeiro de 2017, por volta das 22h30, o Grupo de Resgate em Montanha (GRM) foi chamado para auxiliar nas buscas por um homem que desapareceu enquanto fazia a mesma trilha que Letícia fez na região do Rio da Prata, no Recanto das Nascente Divinas.

Acidente similar ao de Leticia ocorreu há cinco anos em Joinville — Foto: GRM/ Reprodução

As buscas duraram uma hora e retornaram no dia seguinte, ao amanhecer. O helicóptero da Polícia Militar também prestou apoio. O resgate foi considerado de alto risco e envolveu vários profissionais.

O homem foi encontrado pelos agentes em um dos “degraus” da mesma cachoeira já sem vida.

Operação foi considerada de alto risco e contou com a ação de vários profissionais — Foto: GRM/ Reprodução

Buscas e localização do corpo

Mais de 40 pessoas dos bombeiros voluntários, da Polícia Militar e do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) participaram do resgate do corpo da universitária.

Segundo Lach, a hipótese é que a jovem tenha caído do ponto azul claro [indicado na foto abaixo], ao ponto laranja. Para fazer o resgate, a equipe foi até o ponto azul claro e desceu até o laranja, por um paredão ao lado da cachoeira.

Em imagem da cachoeira, ponto azul escuro mostra base, de onde parte da equipe de resgate saiu. Ponto laranja foi onde o corpo foi encontrado. O ponto azul claro é de onde a vítima provavelmente caiu — Foto: GRM/Divulgação

Vídeos mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!